quinta-feira, 9 de abril de 2009

15/agosto/1977 - Nosso 1º Contato?

.
Em agosto de 1977, o Dr. Jerry Ehman era membro de um projeto de busca de sinais de rádio extraterrestres, que depois se tornou o projeto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre). Ehman estava usando o radiotelescópio da Universidade de Ohio, nos EUA, conhecido como Big Ear (orelhão), um radiotelescópio que era fixo no chão, onde uma parede refletia o sinal do céu em uma superfície parabólica que focava o sinal em dois detectores, chamadas de cornetas.
Como todo o aparato era fixo, as cornetas apenas recebiam o sinal daquilo que passava no céu naquele instante, e aí um computador registrava tudo.

Em 19 de agosto de 1977, o Dr. Ehman estava checando as saídas impressas do
computador para ver o que tinha acontecido nos dias anteriores.
Olhando uma das folhas impressas ele notou o código 6EQUJ5, no canal 2 do
telescópio. Isso significava que um forte sinal em rádio, com uma banda em
freqüência bem estreita, vinda de uma região bem pequena do céu, havia sido
detectado.

Impressionado com isso, Ehman circulou o código e escreveu WOW! (uau!) em vermelho. Ele continuou a análise dos dados dos outros dias, procurando por uma repetição do sinal, já que a mesma região do céu era observada a cada dia. Mesmo não tendo encontrado uma repetição do sinal, Ehman comunicou a descoberta aos seus colegas John Kraus e Bob Dixon, que passaram a chamá-lo de Sinal Uau.

O sinal foi detectado às 23:16 h da noite de 15 de agosto, na freqüência de
1420.4556 MHz, o que corresponde à famosa linha de 21 cm do hidrogênio (que é a linha sugerida para se procurar por sinais desse tipo), vindo da direção da constelação de Sagitário.

(Observatório – Astrônomo Cássio Leandro Dal Ri Barbosa)

3 comentários: